Impacto e caráter inovador da produção intelectual

 

O impacto positivo na sociedade causado pelo PPGG está associado ao desenvolvimento de suas inúmeras atividades como, por exemplo:

  1. Formação de recursos humanos: no quadriênio 2017-2020 foram formados 104 mestres e 32 doutores, totalizando 655 mestres e 147 doutores desde a existência do Programa (1976-2020);
  2. Aquisição e modernização de seu parque laboratorial multiusuários de novos equipamentos: A compra, Instalação e colocação em rotina de novos equipamentos.
  3. Produção de conhecimento novo: Produtos inovadores gerados por teses e dissertações com a implantação de novas metodologias analíticas estão disponibilizados a pesquisadores e discentes desta e de outras instituições e centros de pesquisa. Exemplo disso foi a implantação da metodologia Lu-Hf em cristais de zircão de rochas magmáticas desenvolvida em 2018. Esta é uma das mais importantes ferramentas utilizadas em estudos sobre a formação e evolução da crosta continental. Uma metodologia moderna que passa agora a fazer parte de um conjunto de importantes métodos geocronológicos e isotópicos oferecidos pelo Laboratório Pará-Iso do PPGG da UFPA. Também os métodos de datação U-Pb em cristais de monazita e titanita por LA-ICP-MS implantados neste mesmo laboratório com conclusões previstas para 2021 e 2022.
  4. Projetos de Pesquisa: O desenvolvimento de importantes projetos de pesquisa apoiados por editais indutores ou oriundos de agências de fomento e empresas de mineração, a maioria deles coordenados por docentes permanentes do PPGG e com a participação de discentes e egressos.
  5. Projetos de cooperação com Programas de níveis de consolidação diferentes voltados para a inovação na pesquisa ou o fortalecimento de programas com menos recursos financeiros e quadro docente menos qualificado.
  6. Prêmios recebidos: Docentes do PPGG receberam importantes prêmios e distinções por suas ações como Membros Titulares e Afiliados da Academia Brasileira de Ciências, Cavaleiro da Ordem das Palmas Acadêmicas (condecoração honorífica da República Francesa), Destaque da Iniciação Científica e Tecnológica na UFPA.
  7. Interação técnico-científica com a graduação e o ensino básico: O PPGG possui uma forte interação com a graduação e o ensino básico, onde desenvolve projetos de pesquisa e promove a realização de encontros e palestras voltados para a melhoria do curso de graduação e divulgação e transferência de conhecimento das geociências para o público não especializado do ensino básico. Entre os muitos eventos realizados destacam-se as Semanas de Geociências e Nacional de Museus, a atuação do Museu de Geociências através de palestras em escolas da rede pública e particular, exposições e feiras de ciências em praças públicas, dentre outros. Merece destaque também a participação de docentes do PPGG como Membros da Diretoria ou do Conselho Científico de Sociedades Científicas como a Sociedade Brasileira de Geociências (SBG) e a Sociedade Brasileira de Geoquímica (SBGq).

 

Impacto econômico, social e cultural do programa.

 

Ao longo de seu período de existência (1976-2020), o PPGG já passou por três avaliações trienais (2004-2006, 2007-2009; 2010-2012) e uma quadrienal (2013-2016) da CAPES. Em decorrência do seu desempenho crescente em termos de qualificação do seu quadro docente, de sua ampla e diversificada cooperação científica com instituições brasileiras e do exterior, de sua produção científica relevante, da formação de mestres e doutores qualificados, da melhoria que tem proporcionado ao ensino de graduação, bem como da disseminação das geociências nos ensinos médio e básico, o PPGG se tornou o primeiro programa stricto sensu de toda a região Norte a alcançar a nota 6 e o nível PROEX da CAPES.

Na avaliação quadrienal da CAPES 2017-2020, o PPGG alcançou nota máxima e se tornou o primeiro programa em Geociências de toda a Amazônia a alcançar a nota 7.

O impacto econômico, social e cultural que o Programa tem proporcionado à sociedade é considerado muito relevante. Como exemplo disso, destacamos abaixo alguns pontos importantes deste quadriênio (2017-2020), mas que representam muito bem a atuação e a importância do Programa para a sociedade e para a Instituição desde a sua existência:

  1. O desenvolvimento de projetos de pesquisa financiados por agências de fomento à pesquisa, empresas públicas ou privadas, nacionais ou internacionais;
  2. A implantação de projetos que contribuem para a melhoria do ensino da graduação;
  3. Eventos organizados por docentes e discentes do PPGG como feiras, oficinas, encontros, palestras e cursos de curta duração para a divulgação e popularização das geociências. Merece destaque o papel do Museu de Geociências (MUGEO) que tem realizado visitas às escolas de educação básica da cidade e do interior do estado, recebido inúmeras delas em suas dependências e participado de forma efetiva dos eventos comemorativos à Semana Nacional de Museus com inúmeras programações como exposições de gemas e minerais, cursos livres e específicos, além de palestras voltadas para a importância das geociências em nosso cotidiano;
  4. As parcerias desenvolvidas com PPG com níveis de consolidação diferentes voltadas para a inovação na pesquisa, ao desenvolvimento de programas com quadro docente menos qualificado e com menor estrutura laboratorial, ou com PPG mais qualificados que possam transferir experiência e conhecimento ao PPGG;
  5. O aumento da internacionalização do Programa através das parcerias e cooperações com várias instituições estrangeiras, do credenciamento de discentes estrangeiros nos cursos de mestrado e doutorado do Programa, da participação de docentes como membros do corpo editorial e revisores de periódicos internacionais, da participação de docentes e discentes em atividades de pesquisa ou divulgando seus resultados em institutos ou centros de pesquisa estrangeiros, dos estágios de doutorado sanduíche, teses em cotutela e de apresentações de trabalhos em eventos internacionais, da participação de docentes, discentes e egressos do Programa juntamente com pesquisadores estrangeiros em artigos científicos internacionais;
  6. A participação de docentes e discentes em eventos nacionais e internacionais para divulgação de suas pesquisas;
  7. Teses e dissertações desenvolvidas a partir da implantação de novas metodologias nos laboratórios do Programa se tornam referência e passam a ser utilizadas por outras instituições de ensino e pesquisa ou por empresas do ramo das geociências;
  8. A atuação de egressos (mestres e doutores) como docentes em universidades públicas e/ou privadas, ou desenvolvendo atividades em empresas do setor produtivo na área das geociências;
  9. A qualificação continuada dos docentes do PPGG. Neste quadriênio, mais três membros permanentes realizaram estágio de pós-doutorado, elevando para 13 (treze) o número de docentes permanentes com esta qualificação no Programa;

Esses pontos de destaque, somados ao elevado número de mestres (655) e doutores (147) já formados, confirmam o importante papel que o PPGG representa em termos de desenvolvimento científico e formação de recursos humanos de qualidade para esta Instituição e para toda a região Amazônica.

 

Visibilidade

 

O site do Programa (www.ppgg.ufpa.br), agora em português, inglês e espanhol, tem entre seus objetivos dar visibilidade às atividades do Programa relacionadas à transparência na gestão, produção acadêmica, grupos e linhas de pesquisa e corpo docente, infraestrutura e análises realizadas nos laboratórios, cronograma de apresentação de palestras e defesas de teses e dissertações, disciplinas e cursos especiais ofertados para seu corpo discente e alunos de outras instituições de ensino, assim como para profissionais de empresas. Desde a sua concepção, a proposta do site é servir de referência para estudantes, pesquisadores e profissionais interessados nas atividades desenvolvidas no âmbito das cinco Linhas de Pesquisa do PPGG, tornando-o um ambiente potencial de visibilidade, não apenas das atividades desenvolvidas, mas também uma base bibliográfica para interessados nos resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Programa. Por exemplo, no site estão disponibilizados os resultados de pesquisas na forma de dissertações, teses e artigos. Publicações podem ser visualizadas diretamente através de links com o currículo Lattes de cada professor. O site também se configura como uma janela de divulgação das ações do Programa como seminários, cursos especiais, palestras, recepção de pesquisadores, aprovação de projetos, realização de eventos científicos, entre outros. O site abriga, ainda, um acervo com os arquivos das dissertações e teses já defendidas, além de documentos oficiais, como o Regimento e as Normas Específicas do Programa.