O Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica (PPGG) do Instituto de Geociências (IG) da Universidade Federal do Pará (UFPA) surgiu em 1976 como uma necessidade de desmembramento do então já em pleno desenvolvimento Curso de Pós-Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas (CPGG), instalado ainda em 1973 nesta mesma Universidade. Foi o primeiro programa stricto sensu de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Geociências em toda Amazônia Legal. Ao longo de sua existência, o PPGG tem pautado sua atuação na formação e na qualificação de profissionais nos níveis de Mestrado e Doutorado, a base para formação de pesquisadores e profissionais de alto nível. Desde sua criação, já promoveu a formação de 621 mestres e 166 doutores, com um total de 787 dissertações e teses.
Os alunos egressos de nosso programa atuam hoje em diversas instituições da Amazônia como, por exemplo, UEPA, IFPA, UFAM, UFT, UFRO, UFRR, UFAP, IEPA, UFMT, MPEG, DNPM, FACI, UNAMA, além de outras instituições do País e várias empresas nacionais e internacionais como PETROBRAS, VALE, Serviço Geológico do Brasil – CPRM, Anglo American, Votorantim, entre outras. Em 2021 ingressaram por seleção 26 novos mestrandos, todos contemplados com bolsas de estudos concedidas pela CAPES e CNPQ (excetos aqueles com vínculo empregatício).
O PPGG foi o primeiro programa de pós-graduação em toda a Região Norte a ingressar no Programa de Excelência Acadêmica – PROEX da CAPES. A qualidade do ensino e da pesquisa desenvolvidos no PPGG foi reconhecida pela CAPES, mantendo a nota 6 nas avaliações (2007-2009), (2010-2012) e (2013-2016) e alcançando a NOTA 7 na avaliação quadrienal 2017-2020. Assim, o PPGG é o primeiro Programa de pós-graduação em Geociências da Amazônia Legal a obter a nota máxima da CAPES. Tudo isso traduz o importante papel do PPGG para o desenvolvimento técnico-científico em toda a Região Norte do País.
As atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas pelos docentes e discentes do PPGG contam com o apoio de uma boa infraestrutura laboratorial instalada no Instituto de Geociências da UFPA, representada por 19 laboratórios analíticos (geocronologia e geologia isotópica, difração e fluorescência de raios X, EAA, ATD/TG, FTIR, MEV-EDS, microssonda eletrônica, cromatografia iônica, microscopia óptica, granulômetro a laser, entre outros), além de suporte básico como salas de aula, sala multimídia, e salas de estudos para os pós-graduandos. As pesquisas são apoiadas por projetos de pesquisas coordenados por seus professores-pesquisadores com suporte financeiro do CNPq, CAPES, FAPESPA, VALE, PETROBRÁS/ANP e empresas de mineração e cooperações internacionais. O PPGG mantém intercâmbios acadêmico-científicos com instituições e empresas nacionais e internacionais, como a UFS, UFMT, USP, UNICAMP, UNB, USC (Universidade de Santiago de Compostela, Espanha), UiO (Universidade de Oslo, Noruega), ETH (Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, Alemanha), UWA (Universidade do Oeste da Austrália), Universidade d'Orléans (França), Vale, Belo Sun Mining Corporation, dentre outras.
PRODUÇÃO DE ARTIGOS 2017-2021