Área de Concentração: Geologia


 

Linha de Pesquisa: Análise de Bacias Sedimentares

Pesquisa voltada principalmente para a análise faciológica e estratigráfica de depósitos em superfície das bacias de São Luís, Grajaú, Parnaíba e Amazonas com o objetivo de reconstituição paleoambiental e paleogeográfica.

Professores:

1. Afonso César Rodrigues Nogueira

2. Joelson Lima Soares

3. José Bandeira Calvante da Silva Junior

4. Maria Inês Feijó Ramos

5. Claudio Regis dos Santos Lucas

 

Linha de Pesquisa: Geologia Marinha e Costeira

Envolve o estudo dos ambientes costeiros e marinhos tropicais, enfocando a geomorfologia, a estratigrafia e a morfodinâmica, a fim de reconstituir a evolução da costa norte do Brasil durante o Quaternário.

Professores:

1. Marcelo Cancela Lisboa Cohen

2. Marlon Carlos França

3. Nils Edvin Asp Neto

4. Pedro Walfir Martins e Souza Filho

5. Vinicius Tavares Kutter

6. Laurent Polidori

 

 


Área de Concentração: Geoquímica


 

Linha de Pesquisa: Geocronologia e Geoquímica Isotópica

Compreende os estudos isotópicos pelos métodos radiométricos Pb-Pb em zircão, Sm-Nd e Rb-Sr visando a elaboração de modelos geodinâmicos para a evolução de segmentos crustais no Pré-cambriano e no Fanerozóico da América do Sul e na porção ocidental da África. Paralelamente, envolve os estudos isotópicos aplicados na exploração de hidrocarbonetos e na investigação da gênese e evolução dos depósitos minerais, também a utilização das ferramentas isotópicas na investigação de problemas ambientais.

Professores:

1. Candido Augusto V. Moura

2. Jean Michel Lafon

3. Marco Antonio Galarza Toro

4. Moacir José Buenano Macambira

5. João Marinho Milhomem Neto

 

Linha de Pesquisa: Mineralogia e Geoquímica

Envolve o emprego das técnicas de identificação de substâncias cristalinas e amorfas (DRX, IV, ATD/TG, microscopia ótica e eletrônica, Moessbauer, Raman, etc.) e químicas (AAS, FRX, MEV/SED, cromatografia, espectrometria de massa, entre outras) no estudo de minerais, rochas, solos, materiais lateríticos, minérios, artefatos arqueológicos e da arqueologia histórica, produtos de síntese, entre outros, visando entendimentos de formação, produção e evolutivos, aplicação geológica, metalogenética, industrial, de ocupação humana, ambiental; síntese de novos materiais e sua aplicação. O enfoque principal, quando pertinente, é o cenário Amazônico. As pesquisas se concentram: síntese mineral e de novos produtos; lateritos e lateritização e depósitos minerais associados; arqueometria: artefatos cerâmicos e líticos e solos Terra Preta; minerais de gemas e do artesanato mineral.

Professores:

1. Alan Rodrigo Leal de Albuquerque

2. José Augusto Martins Corrêa

3. Marcondes Lima da Costa

4. Rômulo Simões Angelica

5. Simone Patrícia Aranha da Paz

6. Bruno Apolo Figueira

 

 

Linha de Pesquisa: Evolução Crustal e Metalogênese

A Linha de Pesquisa Evolução Crustal e Metalogênese está direcionada ao conhecimento da evolução geológica de segmentos crustais do território brasileiro, com maior enfoque no Cráton Amazônico, nos cinturões orogênicos que o margeiam e no noroeste da Província Borborema, incluindo o Cráton São Luis, com amplitude nas escalas regional e local. O objetivo maior desta linha envolve a definição dos processos que controlam a gênese de rochas e depósitos minerais associados, no espaço e no tempo, de modo a utilizar os conhecimentos para entender a geodinâmica, compreender os condicionantes dos processos de formação da Terra, e discutir e estabelecer modelos de evolução crustal que possam, inclusive, subsidiar a exploração mineral. Os métodos e técnicas de abordagem voltadas para esta temática são variados e envolvem: mapeamento geológico, estratigrafia, geologia estrutural/tectônica, incluindo microtectônica, petrologia, geocronologia, geoquímica isotópica, geoquímica, microscopia eletrônica de varredura, microssonda eletrônica, geotermobarometria, microtermometria, sedimentologia, geofísica, sensoriamento remoto, controle da mineralização, tipologia e gênese de depósitos minerais, incluindo as formações supergênicas como lateritos e gossans (bauxita, minérios de Fe, Au, EGP, Ni, Mn, fosfatos, entre outros).

Professores:

  1. Bhrenno Marangoanha
  2. Claudio Nery Lamarão
  3. Davis Carvalho de Oliveira
  4. Roberto Dall'Agnol
  5. Carlos Marcello Dias Fernandes    
  6. Evandro Luiz Klein
  7. José de Arimateia Costa de Almeida