Área de Concentração: Geologia


 

Linha de Pesquisa: Análise de Bacias Sedimentares

Pesquisa voltada principalmente para a análise faciológica e estratigráfica de depósitos em superfície das bacias de São Luís, Grajaú, Parnaíba e Amazonas com o objetivo de reconstituição paleoambiental e paleogeográfica.

Professores:

1. Afonso César Rodrigues Nogueira

2. Joelson Lima Soares

3. José Bandeira Calvante da Silva Junior

4. Maria Inês Feijó Ramos

5. Claudio Regis dos Santos Lucas

 

Linha de Pesquisa: Geologia Marinha e Costeira

Envolve o estudo dos ambientes costeiros e marinhos tropicais, enfocando a geomorfologia, a estratigrafia e a morfodinâmica, a fim de reconstituir a evolução da costa norte do Brasil durante o Quaternário.

Professores:

1. Marcelo Cancela Lisboa Cohen

2. Marlon Carlos França

3. Nils Edvin Asp Neto

4. Pedro Walfir Martins e Souza Filho

5. Vinicius Tavares Kutter

6. Laurent Polidori

7. Orangel do Socorro Aguilera

 


Área de Concentração: Geoquímica


 

Linha de Pesquisa: Geocronologia e Geoquímica Isotópica

Compreende os estudos isotópicos pelos métodos radiométricos Pb-Pb em zircão, Sm-Nd e Rb-Sr visando a elaboração de modelos geodinâmicos para a evolução de segmentos crustais no Pré-cambriano e no Fanerozóico da América do Sul e na porção ocidental da África. Paralelamente, envolve os estudos isotópicos aplicados na exploração de hidrocarbonetos e na investigação da gênese e evolução dos depósitos minerais, também a utilização das ferramentas isotópicas na investigação de problemas ambientais.

Professores:

1. Candido Augusto V. Moura

2. Jean Michel Lafon

3. Marco Antonio Galarza Toro

4. Moacir José Buenano Macambira

5. João Marinho Milhomem Neto

 

Linha de Pesquisa: Mineralogia e Geoquímica

Envolve o emprego das técnicas de identificação de substâncias cristalinas e amorfas (DRX, IV, ATD/TG, microscopia ótica e eletrônica, Moessbauer, Raman, etc.) e químicas (AAS, FRX, MEV/SED, cromatografia, espectrometria de massa, entre outras) no estudo de minerais, rochas, solos, materiais lateríticos, minérios, artefatos arqueológicos e da arqueologia histórica, produtos de síntese, entre outros, visando entendimentos de formação, produção e evolutivos, aplicação geológica, metalogenética, industrial, de ocupação humana, ambiental; síntese de novos materiais e sua aplicação. O enfoque principal, quando pertinente, é o cenário Amazônico. As pesquisas se concentram: síntese mineral e de novos produtos; lateritos e lateritização e depósitos minerais associados; arqueometria: artefatos cerâmicos e líticos e solos Terra Preta; minerais de gemas e do artesanato mineral.

Professores:

1. José Augusto Martins Corrêa

2. Marcondes Lima da Costa

3. Rômulo Simões Angelica

4. Simone Patrícia Aranha da Paz

 

Linha de Pesquisa: Evolução Crustal e Metalogênese

A Linha de Pesquisa Evolução Crustal e Metalogênese está direcionada ao conhecimento da evolução geológica de segmentos crustais do território brasileiro, com maior enfoque no Cráton Amazônico, nos cinturões orogênicos que o margeiam e no noroeste da Província Borborema, incluindo o Cráton São Luis, com amplitude nas escalas regional e local. O objetivo maior desta linha envolve a definição dos processos que controlam a gênese de rochas e depósitos minerais associados, no espaço e no tempo, de modo a utilizar os conhecimentos para entender a geodinâmica, compreender os condicionantes dos processos de formação da Terra, e discutir e estabelecer modelos de evolução crustal que possam, inclusive, subsidiar a exploração mineral. Os métodos e técnicas de abordagem voltadas para esta temática são variados e envolvem: mapeamento geológico, estratigrafia, geologia estrutural/tectônica, incluindo microtectônica, petrologia, geocronologia, geoquímica isotópica, geoquímica, microscopia eletrônica de varredura, microssonda eletrônica, geotermobarometria, microtermometria, sedimentologia, geofísica, sensoriamento remoto, controle da mineralização, tipologia e gênese de depósitos minerais, incluindo as formações supergênicas como lateritos e gossans (bauxita, minérios de Fe, Au, EGP, Ni, Mn, fosfatos, entre outros).

Professores:

  1. Bhrenno Marangoanha
  2. Claudio Nery Lamarão
  3. Davis Carvalho de Oliveira
  4. Roberto Dall'Agnol
  5. Carlos Marcello Dias Fernandes    
  6. Evandro Luiz Klein
  7. José de Arimateia Costa de Almeida